segunda-feira, 23 de junho de 2008

Casos de Testes

Finalidade

A finalidade do Caso de Teste é identificar e comunicar formalmente as condições específicas detalhadas que serão validadas para permitir a avaliação de determinados aspectos dos Itens do Teste-alvo. Os Casos de Teste podem ser motivados por vários fatores, mas normalmente incluirão um subconjunto dos Requisitos (Casos de Uso, características de desempenho etc.) e dos riscos envolvidos no projeto.

O Caso de Teste é usado basicamente:

* para enumerar um número adequado de testes específicos para garantir a abrangência da avaliação.
* para identificar e considerar Scripts de Teste e geradores, de forma manual e automatizada.
* para fornecer um esquema para a implementação de Scripts de Teste e geradores, fornecendo uma descrição dos pontos-chave de observação e controle e qualquer pós ou precondição.

Ocorrência

As primeiras sugestões de Casos de Teste podem ser identificadas logo na Fase de Iniciação, sendo identificadas subseqüentemente em cada iteração durante o restante do ciclo de vida do projeto. É normal que os Casos de Teste sejam definidos em detalhes de acordo com o trabalho de implementação programado para eles, geralmente iniciando na primeira iteração, na Fase de Elaboração.

Responsabilidade

O Analista de Teste é basicamente responsável por esse artefato. As responsabilidades incluem:

  • Identificação e definição de cada Caso de Teste e aprovação de todas as mudanças subseqüentes em cada um deles.
  • Certeza de que as mudanças serão comunicadas aosresponsáveis afetados.
  • Certeza de que tenham sido identificados Casos de Teste suficientes para permitir uma avaliação satisfatória dos Itens de Teste-alvo.
  • Certeza de que há detalhes suficientes para implementar e conduzir o teste.
  • Gerenciamento e manutenção de relacionamentos de rastreabilidade apropriados.
  • Gerenciamento do escopo apropriado dos Casos de Teste em uma iteração específica.

Adaptação

Em determinados domínios e culturas de teste, os Casos de Teste são considerados artefatos opcionais, enquanto em outros, eles são altamente formalizados e obrigatórios. Assim sendo, o conteúdo e o formato dos Casos de Teste podem necessitar de modificação para atender às necessidades de cada organização ou projeto específico.

Quando esses casos de teste são registrados (de maneira formal ou informal), dois estilos principais são seguidos:

  • O primeiro consiste em uma estrutura de documento de texto padrão Em geral, várias instâncias ou variações de Casos de Teste são especificadas em um único documento e agrupadas pela finalidade ou pelo objetivo geral dos testes.
  • O segundo estilo usa um determinado formato de tabela ou banco de dados. As instâncias de Casos de Uso são especificadas em cada linha, com colunas que facilitam a classificação e a filtragem por diferentes critérios.

É necessário que haja algum tipo de avaliação contínua dos casos de teste para verificar andamento, eficácia etc. Considere uma cobertura de teste baseada em requisitos, em que cada Caso de Teste pesquise pelo menos uma idéia de teste e um requisito de sistema, que representa um subconjunto dos requisitos do Produto.

Conforme mencionado anteriormente, é comum que várias instâncias ou variações de Casos de Teste sejam especificadas em um único documento e normalmente estejam agrupadas pela finalidade ou pelo objetivo geral dos testes. Elas podem ser concebidas como várias condições de execução descritas em um único documento, uma para cada instância exclusiva de Caso de Teste.

modelo:

Clique na tabela para ampliar



Clique na tabela para ampliar

Nenhum comentário: