sexta-feira, 4 de julho de 2008

Livro: Testes Funcionais de Software

Venho hoje para postar um destaque mais do que merecido para Leonardo Molinari, autor do Livro Testes Funcionais de Software, livro que já é reconhecido entre a categoria como um dos mais importantes livros de Testes antes mesmo do seu lançamento oficial.
 

Testes Funcionais de Software



Este livro é uma base sólida para todos que desejam iniciar em Testes, sobretudo em Testes Funcionais, sejam gerentes de projeto, analistas, desenvolvedores ou profissionais da área de qualidade.

Testes efetuados sobre o comportamento das aplicações ou testes das funcionalidades de um sistema são chamados de Testes Funcionais. Esse tipo de teste é o mais importante que pode ser executado num ambiente corporativo no momento em que se resolve validar uma aplicação.

Primeiramente, a aplicação tem que funcionar conforme se propõe a funcionar. Se ela não atende às exigências, não funciona corretamente, tudo deve parar. Daí a importância dos Testes Funcionais.

No momento que o leitor conhecer a poderosa força dos Testes, perceberá que haverá um ganho real para a organização.

O livro se divide em duas partes. Na primeira você terá os conhecimentos básicos de Testes sob o ponto de Testes Funcionais e, na segunda parte você conhecerá, em detalhes, um Teste Funcional, incluindo os itens: Como Criar Requisitos e Casos de Testes, Técnicas Específicas de Testes Funcionais e Caso de Estudo.

Esta obra se destina aos estudantes de informática, analistas de sistemas, engenheiros de software e gerentes de projetos que necessitam entender e se aprimorar em Testes de Software, um dos pilares em Qualidade de Software.



Quanto ao sumário e a comprar o livro , acesse o blog do autor, Diário da Qualidade, que possui informações de como proceder.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Super-Heróis do Teste

A Qualidade pode ir onde nunca imaginamos.

Você sabia que existe um super-herói que possui poderes baseados em Testes???...

Sim!!! É o super-heroi chamado Karnak, dos Inumanos, que já confrontaram o Quarteto Fantástico, na linha da Editora americana MARVEL. O lider dos Inumanos é o famoso Raio-Negro...

Um dos principais poderes de Karnak (talvez o principal) é descobrir o ponto de stress num objeto sólido e atingi-lo através de um golpe simples. Com isto ele pode derrubar paredes, pessoas, placas de aço puro... Em outras palavras: ele descobre a falha no objeto e o atinge...

Na verdade os poderes dele são baseados em Testes em Materiais. Existe uma cadeira em Engenharia chamada de Resistencia de Materiais usada muito em construção civil. Isso mostra o quanto Testes podem servir de poder. Lembrando que o mestre "Stan Lee" foi o seu criador.

....

E um heroi infantil(isso mesmo!!!) usa o conceito de teste em suas historias. Seu nome: Johnny Test. Desenho infantil que passa no canal da TV a cabo Cartoon Network.

Em usas historias ele é um adolescente que em troca de poderes dado por suas irmãs cientistas, ele tem de participar das experiências (dos TESTES) das suas irmãs.

Cada aventura, tem um teste que deu certo ou errado e uma consequencia que deve resolver.

Sem contar com seu cão geneticamente modificado.

O curioso é que cada vez mais casos como esse onde conceitos cientificos entram no mundo infantil.Testes são um deles. O desenho é um sucesso a algum tempo.


fonte:
http://diariodaqualidade.blogspot.com/2007/07/sesso-curiosidades-mensal-de-062007.html
http://diariodaqualidade.blogspot.com/2007/10/sesso-curiosidades-mensal-de-102007.html